3 oportunidades de negócio para começar bem 2018!

3_oportunidades_de_negócio_para_começar_bem_2016.jpg.jpeg

A frase que mais se ouviu em 2017 foi: o país está em crise. Entretanto, quando nos referimos aos empreendedores a realidade foi diferente. A razão é: as oportunidades de negócio.

Segundo pesquisa divulgada pelo Jornal Hoje, o Brasil possui mais de 10 milhões de empreendedores individuais. O número de novos negócios cresce cerca de 10% ao ano. Isso se deve ao fato de que a maioria das pessoas que são demitidas, resolvem abrir sua própria empresa. Até 2015, três em cada dez pessoas abriam o negócio próprio por necessidade e isso pode ser uma decisão errada se não houver um cuidado antes de empreender.

Se você se encaixa na lista dos novos empreendedores ou pretende abrir sua própria empresa em 2018, separamos algumas oportunidades de negócio para você investir e também algumas dicas importantes para ter sucesso no seu empreendimento.

Conheça as principais oportunidades de negócio para 2018

Abra uma franquia

As franquias são uma ótima oportunidade de negócio. Principalmente, porque este tipo de empreendimento costuma ter o total apoio e suporte por parte dos franqueadores, já está em funcionamento e já se pode avaliar seu desempenho e retorno o que ajuda muito na gestão do seu negócio. Os valores para se abrir uma empresa deste tipo variam muito, ou seja, tudo dependerá do seu capital para o investimento.

Invista no setor de alimentação

Atualmente, muitas pessoas têm se preocupado em manter uma alimentação saudável e de qualidade. Não é atoa que o setor de alimentação saudável tem crescido bastante. Já pensou começar seu empreendimento investindo nisso? Você poderá oferecer lanches, refeições completas, sucos, entre outros, para consumo domiciliar. Afinal, todos nós precisamos nos alimentar.

Trabalhe com produtos de beleza

O Brasil é um dos países onde as pessoas mais gastam com cosméticos. Já considerou abrir um negócio no ramo? Você poderá vender itens de higiene pessoal e de beleza, como: maquiagens, produtos para o cabelo, entre outros. Variar os produtos te ajudará a conquistar mais clientes. Essa foi uma das oportunidades de negócio do ano passado e com certeza é uma aposta para o ano de 2018.

Aprenda a gerenciar o seu empreendimento

Faça a gestão de tempo

O tempo é o que o empreendedor tem de mais valioso. Gerir o tempo nada mais é que realizar todas as atividades que são prioridades, de forma organizada, controlada e no menor tempo possível. Quem tem uma rotina de administrativa consegue aumentar a produtividade de maneira significativa.

Se você anda perdido com a organização do seu tempo siga alguns passos importantes, como: fazer um plano de negócios, trabalhar com planejamentos semanais e mensais, identificar e listar diariamente as prioridades em uma folha e utilizar a tecnologia como suporte.

Aprenda com os desafios do próprio negócio

Se fizermos um comparativo entre “sou funcionário” x “sou empreendedor” vamos perceber uma grande diferença que vai depender de como você se posiciona diante das situações. Se o funcionário trabalha de segunda a sexta de 9h às 18h o empreendedor trabalha quase as 24h que o dia dispõe. Aos finais de semana o funcionário está descansando, viajando ou curtindo a família enquanto o empresário estará: trabalhando. Correr riscos é algo natural na vida do empreendedor, pois faz parte de qualquer negócio.

Para ter sucesso com o negócio próprio você precisa contar com pessoas que vão te ajudar a gerir o seu negócio. Esteja preparado para errar ou falhar, mas nunca deixe de acreditar no seu empreendimento. Quanto mais você erra, mais oportunidade tem de aprender e ficar mais preparado. Para lidar com isso, é importante se manter sempre motivado e persistir na sua ideia, pois os resultados não virão da noite para o dia. Lembre-se que a derrota não está nos resultados insatisfatórios, ela só acontece quando você desiste de conseguir resultados melhores.

Cuide das finanças

Quando falamos de finanças, a associação mais comum é a de lucro ou contas a pagar. Mas tratando-se de finanças empresariais temos que levar em consideração alguns itens como: investimento inicial, as opções de financiamento disponíveis, o valor que você cobrará pelo seu produto ou serviço, como você venderá ou prestará o seu serviço. Traga todos os valores para o tempo presente, ao fazer suas avaliações. Para isso é importante que você contrate um profissional capacitado para te auxiliar na gestão financeira.

Desenvolva habilidades específicas

Todos temos oportunidades de negócio, mas trabalhar por conta própria requer um desenvolvimento de habilidades específicas. O empreendedor sempre acaba fazendo tudo sozinho e se perdendo no meio do caminho. Por isso, é importante ser uma pessoa mais autônoma e não depender de terceiros para tomar decisões importantes; não imitar seus concorrentes, oferecendo algo inovador e principalmente, trabalhar fazendo algo que ama.

Gostou das dicas e sugestões de oportunidades de negócio em 2018? Quer continuar lendo conteúdos como este? Assine nossa newsletter clicando em “Receber Novidades“!

Sobre Gilberto Chaves

Avatar

Gilberto Chaves é Coach. Como agente facilitador de transformação, ele ajuda as pessoas e suas organizações a conquistarem objetivos maiores e mais rápidos, através de métodos e ferramentas simples e eficazes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *