4 hábitos que podem melhorar sua produtividade diária

Para empreendedores, o tempo normalmente é um agente que joga no time adversário. São tantas responsabilidades e afazeres, como motivar os colaboradores, negociar com fornecedores e lidar com clientes, que muitas vezes seria melhor se o dia tivesse mais de 24 horas. Pior ainda é quando o gestor tem o hábito de procrastinar, empurrando suas atividades para o futuro. E parece que é impossível arrumar tempo para fazer o que precisa ser feito. Você  se sente perdido e deseja se multiplicar para dar conta de tudo. Chegou a hora de colocar um ponto final nesse assunto!

Em um mercado altamente competitivo, os gestores que não otimizarem seu tempo certamente enfrentarão uma série de dificuldades. A má gestão começa justamente na dificuldade de lidar e organizar as tarefas diárias, o que se reflete na empresa como um todo, inclusive entre os próprios funcionários. Como você vai servir de exemplo sem demostrar um mínimo de prática dessa habilidade?  É por esse motivo que resolvi fazer pra você, nesse post, 4 hábitos importantes para melhorar a sua produtividade diária. Confira!

Planejar seus objetivos e metas

O primeiro e o mais importante passo para melhorar a produtividade de qualquer pessoa é estabelecer metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Tudo isso está presente no seu planejamento, que deve definir o norte para o negócio nos próximos anos.

Vale lembrar que os objetivos são mais amplos, ou seja, envolvem saber exatamente onde o gestor quer chegar com as suas ações. As metas, por outro lado, são os degraus necessários para atingirmos esses objetivos. Um exemplo de objetivo seria fazer o negócio crescer, enquanto as metas poderiam ser aumentar as vendas por meio da publicidade, reduzir custos, entre outras.

Usar a tecnologia para aumentar a produtividade diária

São inúmeras as ferramentas destinadas à melhoria da produtividade diária. O empreendedor pode se aproveitar das novas tecnologias para melhorar o seu rendimento, pois elas permitem a melhor organização da empresa e dos afazeres.

Ele pode se utilizar de ferramentas mais complexas, como softwares de gestão de fluxo de caixa, ou utilizar aplicativos que permitam a organização de tarefas. É importante lembrar, no entanto, que a tecnologia é apenas uma aliada, sendo que o próprio gestor deve assumir a postura de melhorar a produtividade.

Delegar tarefas

Gestões centralizadas têm seus benefícios; afinal, como o gestor dá sempre a palavra final e decide tudo no negócio, dificilmente as coisas vão sair do seu controle. No entanto, esse tipo de gestão também acarreta em uma série de outros problemas, e o principal deles é a falta de produtividade — se a informação precisa chegar até o gestor para que algo seja feito, muito tempo será perdido no processo, não é mesmo? Portanto, o ideal é que o gestor encontre colaboradores capacitados para assumir determinadas tarefas. Treine os seus funcionários e descubra quais deles têm o perfil de liderança necessário.

Eliminar processos

Calma, eliminar processos não significa que a sua empresa será baseada em uma anarquia. Significa apenas que é preciso sempre otimizar os processos, de maneira que não haja recursos e tempo gastos em vão.

É preciso detalhar todos os processos da sua empresa, sempre que necessário, em organogramas que mostrem cada etapa produtiva. Ao conhecer todas essas etapas em suas minúcias, o empreendedor saberá exatamente quais tipos de atividades são desnecessárias ou podem ser otimizadas. Tudo isso certamente contribuirá para a melhoria da produtividade.

E você? Quais estratégias tem usado para melhorar a produtividade diária da sua empresa? Conte sua experiência nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima