4 passos para elaborar um plano de negócios de sucesso

 

Um empreendedor é um indivíduo que enxerga oportunidades de mercado inovadoras. Ele tem a ideia do negócio. Pode trocar opiniões com colegas, amigos e familiares, entretanto empreender em um novo negócio apenas com percepções de um seleto grupo de pessoas, não é suficiente. Ele precisará de orientações, acompanhamentos nessa jornada e de um bom plano de negócios.

Questionamentos surgem e o aspirante a pequeno empresário não tem parâmetros para determinar até aonde ele pode chegar e correr riscos. Às vezes, para iniciar o negócio é necessário conquistar investidores. Por essas e por outras razões é que se deve iniciar um plano de negócios. Ele pode ser considerado a espinha dorsal do novo empreendimento e pode ser definido como um instrumento de orientação e consulta que permite a análise e o acompanhamento do negócio.

A importância de um plano de negócios

O Plano de Negócios se mostra como uma ferramenta eficaz na relação empresa e mercado, por se tratar de um conjunto de informações elaboradas de forma organizada. Dentre elas, podemos citar:

  • a empresa: sua missão, objetivos, estratégias de negócio, quadro de sócios e gerentes;

  • seus produtos/ serviços, os benefícios apresentados por eles, o mercado e seus clientes;

  • o patrimônio e a vida financeira do empreendimento.

Principais aspectos de concepção de um empreendimento

Planejamento

No planejamento estratégico projeta-se a análise de ambiente onde a empresa se localizará, gerando metas e objetivos a serem alcançados em um intervalo de tempo pré-definido. Na definição dos objetivos devem ser utilizados temas como crescimento, produtividade e participação de mercado. Um objetivo é definido por “X% de crescimento até o ano Y”, por exemplo.

Após os objetivos definidos, as estratégias deverão ser projetadas. Como no exemplo a seguir:

Objetivo da TAM: crescimento.

Estratégia: início dos anos 90: diferenciação

Fim dos anos 90: internacionalização

Plano de Marketing

O plano de marketing pode identificar novos nichos de mercado ainda não devidamente explorados. Os seus dois principais componentes são:

  • Análise do mercado: os elementos fornecidos pelo estudo de mercado auxiliarão na determinação de preços de venda e canais de distribuição.

  • Estratégias de Marketing: estrutura-se no tipo de negócio, segmento de mercado e como você atenderá o mercado optado. Um bom negócio deve ter um produto adequado e um público interessado em consumi-lo. Toda estratégia de marketing deve começar, avaliando o produto, sua qualidade, valor e benefícios.

Plano Financeiro

O plano financeiro refere-se às necessidades de capital para os investimentos iniciais de mobilização da nova empresa, projeta as metas de resultados, considera as receitas, os custos previstos e apresenta as análises componentes da parte financeira do negócio.

O cartão de visitas do empreendedor: sumário executivo

O sumário executivo deve ser a última etapa a ser desenvolvida, pois deve sintetizar todas as etapas do plano de negócios, tendo com as duas principais funções:

  • demonstrar os principais elementos, apresentando os cenários, a empresa e o negócio;

  • permitir que, em uma leitura rápida, se possa entender, avaliar e acompanhar o conteúdo do plano proposto.

O sumário executivo sofre poucas alterações e não deve ser tratado como uma introdução ao conteúdo do plano. Ele contém informações importantes como, por exemplo: dados do empreendimento, valores, missão, fonte de recursos do negócio, etc. Em contrapartida, os demais pontos devem ser constantemente revistos para manter a empresa na rota do sucesso.

Para profissionais que não são da área de gestão e negócios, normalmente, encontram mais dificuldades para desenvolver todas as etapas de um plano de negócios. Para amenizar esse desconforto e focar estritamente na concepção da ideia e no seu desenvolvimento, é recomendável que você contrate ajuda profissional, pois esse irá auxiliá-lo em todos os passos para o desenvolvimento do plano de negócios e seu andamento rumo ao crescimento.

Ficou com alguma dúvida sobre o plano de negócios? Deixe o seu comentário a respeito desse post.

Sobre Gilberto Chaves

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Gilberto Chaves é Coach. Como agente facilitador de transformação, ele ajuda as pessoas e suas organizações a conquistarem objetivos maiores e mais rápidos, através de métodos e ferramentas simples e eficazes.

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