Um empreendedor é um indivíduo que enxerga oportunidades de mercado inovadoras. Ele tem a ideia do negócio. Pode trocar opiniões com colegas, amigos e familiares, entretanto empreender em um novo negócio apenas com percepções de um seleto grupo de pessoas, não é suficiente. Ele precisará de orientações, acompanhamentos nessa jornada e de um bom plano de negócios.
Questionamentos surgem e o aspirante a pequeno empresário não tem parâmetros para determinar até aonde ele pode chegar e correr riscos. Às vezes, para iniciar o negócio é necessário conquistar investidores. Por essas e por outras razões é que se deve iniciar um plano de negócios. Ele pode ser considerado a espinha dorsal do novo empreendimento e pode ser definido como um instrumento de orientação e consulta que permite a análise e o acompanhamento do negócio.
A importância de um plano de negócios
O Plano de Negócios se mostra como uma ferramenta eficaz na relação empresa e mercado, por se tratar de um conjunto de informações elaboradas de forma organizada. Dentre elas, podemos citar:
-
a empresa: sua missão, objetivos, estratégias de negócio, quadro de sócios e gerentes;
-
seus produtos/ serviços, os benefícios apresentados por eles, o mercado e seus clientes;
-
o patrimônio e a vida financeira do empreendimento.
Principais aspectos de concepção de um empreendimento
Planejamento
No planejamento estratégico projeta-se a análise de ambiente onde a empresa se localizará, gerando metas e objetivos a serem alcançados em um intervalo de tempo pré-definido. Na definição dos objetivos devem ser utilizados temas como crescimento, produtividade e participação de mercado. Um objetivo é definido por “X% de crescimento até o ano Y”, por exemplo.
Após os objetivos definidos, as estratégias deverão ser projetadas. Como no exemplo a seguir:
Objetivo da TAM: crescimento.
Estratégia: início dos anos 90: diferenciação
Fim dos anos 90: internacionalização
Plano de Marketing
O plano de marketing pode identificar novos nichos de mercado ainda não devidamente explorados. Os seus dois principais componentes são:
-
Análise do mercado: os elementos fornecidos pelo estudo de mercado auxiliarão na determinação de preços de venda e canais de distribuição.
-
Estratégias de Marketing: estrutura-se no tipo de negócio, segmento de mercado e como você atenderá o mercado optado. Um bom negócio deve ter um produto adequado e um público interessado em consumi-lo. Toda estratégia de marketing deve começar, avaliando o produto, sua qualidade, valor e benefícios.
Plano Financeiro
O plano financeiro refere-se às necessidades de capital para os investimentos iniciais de mobilização da nova empresa, projeta as metas de resultados, considera as receitas, os custos previstos e apresenta as análises componentes da parte financeira do negócio.
O cartão de visitas do empreendedor: sumário executivo
O sumário executivo deve ser a última etapa a ser desenvolvida, pois deve sintetizar todas as etapas do plano de negócios, tendo com as duas principais funções:
-
demonstrar os principais elementos, apresentando os cenários, a empresa e o negócio;
-
permitir que, em uma leitura rápida, se possa entender, avaliar e acompanhar o conteúdo do plano proposto.
O sumário executivo sofre poucas alterações e não deve ser tratado como uma introdução ao conteúdo do plano. Ele contém informações importantes como, por exemplo: dados do empreendimento, valores, missão, fonte de recursos do negócio, etc. Em contrapartida, os demais pontos devem ser constantemente revistos para manter a empresa na rota do sucesso.
Para profissionais que não são da área de gestão e negócios, normalmente, encontram mais dificuldades para desenvolver todas as etapas de um plano de negócios. Para amenizar esse desconforto e focar estritamente na concepção da ideia e no seu desenvolvimento, é recomendável que você contrate ajuda profissional, pois esse irá auxiliá-lo em todos os passos para o desenvolvimento do plano de negócios e seu andamento rumo ao crescimento.
Ficou com alguma dúvida sobre o plano de negócios? Deixe o seu comentário a respeito desse post.