O ritmo acelerado dos negócios e os inúmeros compromissos diários acabam transformando o tempo em um recurso escasso para nós empreendedores — e a falta dele se torna a pior inimiga da produtividade. Além disso, a vida digital, com tantas informações para processar simultaneamente, muitas vezes nos leva a perder o foco. É por isso que a gestão de tempo é cada vez mais importante, para deixar de lado o que nos atrapalha, voltar a atenção para o trabalho e fazer as horas renderem mais.
Otimizar o trabalho significa lidar melhor com o tempo que você tem disponível, organizando tudo o que precisa ser feito dentro do seu expediente. Também quer fazer seu dia ser mais produtivo? Veja, a seguir, essas cinco dicas de gestão de tempo!
Aproveite as manhãs
Acordar já com o smartphone nas mãos é uma cena muito comum na sua rotina? Talvez esteja aí um ponto de partida para melhorar a sua relação com o tempo. Antes de ser absorvido pelas atrações do celular, dedique-se a uma programação pré-definida, com tarefas para serem cumpridas no período matutino. Use esse hábito a seu favor, utilizando aplicativos com a sua programação diária, instalados em seu aparelho. Aproveite que ainda pela manhã as distrações são menores e realize tarefas que requerem mais calma e atenção.
Estabeleça metas diárias
Só assim é possível priorizar o que de fato é mais importante, levando em conta também o tempo que é necessário para cumprir cada tarefa. Encaixar os compromissos na agenda fica mais fácil quando você já sabe de antemão onde quer chegar no fim de cada dia. Entre uma atividade e outra que demandem mais tempo, seja seletivo ao encaixar o que não estava previsto e execute as que estejam relacionadas de alguma forma com o seu objetivo principal.
Desconfie da memória
Para ter um dia mais produtivo, faça uma lista de todos os compromissos e atividades que deve realizar. Deixar por conta da própria memória é um risco que você não vai querer correr, e ainda gera estresse. Não importa se irá fazer sua lista no papel ou no celular (existem aplicativos para isso, como o Google Calendar e o Listography). O mais importante é que as anotações sejam de acesso imediato durante todo o expediente, e que isso se torne um hábito diário.
Seja flexível, com foco no objetivo
Imprevistos acontecem e é preciso saber lidar com eles quando são urgentes. Por isso, é importante pensar em uma margem de contingência para cada compromisso e não engessar a sua agenda. Por outro lado, é fundamental evitar interrupções frequentes – seja de funcionários ou outras atividades que tirem o foco do que você está realizando naquele momento. Isso também vale para as pequenas pausas feitas durante o dia: cuide para que elas não atrapalhem sua produtividade. Faça a você mesmo a seguinte pergunta: “Isso vai contribuir para o meu objetivo de hoje?”
Contrate um coach
Mesmo com essas dicas, lidar melhor com o tempo e mudar os hábitos de trabalho pode ser uma tarefa extremamente difícil. Neste caso, contar com uma ajuda extra pode ser uma ótima estratégia para otimizar seu desempenho e, consequentemente, a produtividade da empresa. Contratar um coach é uma saída inteligente, que pode gerar ótimos resultados em pouco tempo.
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