5 dicas para montar a sua equipe de alta performance

Às vezes, mais difícil do que cuidar dos números de uma empresa é gerir equipes. Cada um dos membros possui particularidades a serem trabalhadas, de forma a transformá-lo em parte fundamental de um time bem-sucedido no âmbito profissional. Pensando nisso, o nosso post de hoje traz 5 dicas valiosas sobre como montar e manter uma equipe de alta performance em seu empreendimento. Confira!

Saiba o que é uma equipe de alta performance

Uma equipe de alta performance é um grupo de pessoas que trabalha em conjunto para um objetivo comum, que são capazes de alcançar resultados extraordinários. Normalmente, esta equipe é criada em uma base sólida de:

  • construção de uma comunicação produtiva;

  • criação de soluções inovadoras;

  • entrega de um excelente desempenho.

Estes são os três pilares que as equipes de alto desempenho têm em comum.

Descubra como construir uma equipe de alta performance

Times eficientes são muito mais do que grupos de pessoas reunidas. Eles surgem quando existem objetivos comuns, valores e comportamentos. Por isso, o líder tem um papel importantíssimo de transformar grupos em equipes. Aqui estão algumas dicas de como conseguir esta transformação.

1. Seja um modelo de excelência

Você provavelmente já ouviu a frase: bom comportamento gera… bom comportamento. Ou seja, nossas atitudes afetam diretamente as ações dos outros. Quando estamos presos em um ciclo de desconfiança nos processos, de não assumir a responsabilidade quando necessário, ou de não demonstrar atitudes positivas diante do grupo em situações adversas, dificilmente você conseguirá transmitir bons princípios aos demais.

Inevitavelmente, ser um modelo de excelência tem um impacto positivo sobre aqueles que nos rodeiam. Inclusive quando nós assumimos erros e mudamos o nosso comportamento, a equipe a ser gerida, provavelmente, seguirá o seu exemplo.

2. Mantenha uma comunicação honesta

A principal característica de uma equipe de alta performance é uma comunicação em alto nível, aberta, honesta, sólida e transparente. Quando uma cultura de parceria e de compartilhamento de valores é implantada, a confiança entre os envolvidos aumenta consideravelmente. Sem confiança, as equipes não conseguem resolver os problemas ou tomar decisões, e a falta de honestidade e de transparência só servem para favorecer este ponto negativo.

3. Crie um ambiente de apoio mútuo

Equipes de alto desempenho se reúnem regularmente e discutem o progresso de suas ações, preocupações quanto aos processos e ideias para melhorias. Da mesma forma, o líder da equipe possibilita que cada indivíduo fale sobre os seus objetivos, desenvolvimento e desempenho do seu trabalho. O processo de criação de um ambiente de apoio mútuo é fundamentado em:

  • aceitação das diferenças de cada um;

  • encorajamento dos pontos fortes de cada envolvido;

  • apoio aos seus membros em tempos de desafios pessoais ou profissionais.

4. Conheça e compreenda os talentos de cada um

Conheça os pontos fortes e os principais talentos do seu time. Após este trabalho de reconhecimento, procure incentivar cada membro a partir daquilo que ele tem de melhor a oferecer. Saiba que este tipo de atitude é muito mais funcional do que desmotivar sua equipe indiretamente, através de feedbacks negativos. Muitos líderes ainda praticam de forma errônea esta forma de trabalhar o ego de seu time.

5. Compartilhe o sucesso

Compartilhe as boas notícias! Faça com que todos tomem conhecimento dos resultados positivos e com que eles saibam quando a equipe ou um membro dela fez algo excepcional. E, finalmente, incentive atividades extras para o grupo como forma de celebrar conquistas, estreitar relações e construir altos níveis de confiança mútua e amizade.

Você quer gerir uma equipe de alto desempenho? Então, provavelmente, gostará do nosso artigo “Dicas de produtividade: 10 jeitos de motivar a sua equipe”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima