Atendimento ao cliente como fator de crescimento para o negócio

Muitas empresas, especialmente as pequenas, não dão a importância devida ao atendimento ao cliente. Seja por achar que falta orçamento ou porque não há ninguém especializado para ficar a cargo da função, acabam menosprezando o impacto positivo que um bom relacionamento com o cliente tem para a empresa.

O fato é que todos os clientes, mesmo de pequenas empresas, querem ser bem atendidos e ter suas dúvidas e problemas respondidos rapidamente. Não oferecer a eles esse cuidado necessário pode custar bastante à empresa.

Por isso, no post de hoje você vai entender melhor por que investir em atendimento ao cliente é tão importante para o crescimento do seu negócio!

Quais são os impactos do bom atendimento ao cliente

Um bom atendimento fica na memória do cliente, que vai utilizar essa informação para decidir se volta a comprar daquele empreendimento ou não, além de levar isso em consideração para indicar um estabelecimento. Atualmente, as pessoas não buscam somente por produtos ou serviços, mas por soluções que resolvam um determinado problema. Nesse pacote, elas esperam que o atendimento também seja satisfatório e que seus anseios sejam atendidos.

Por isso, é muito importante ter uma política de atendimento ao cliente e fazer com que ela seja disseminada dentre todos os gestores e funcionários.  Você já deve ter ouvido falar de alguma história em que um mau atendimento por parte de um funcionário conseguiu manchar a imagem de toda a empresa, não é mesmo? Isso acontece porque o bom ou mau atendimento ao cliente reflete em todo o negócio. Investir em estratégias para atender bem os clientes também mostra que há um interesse genuíno em satisfazer as necessidades do comprador ou possível comprador.

Como o atendimento impulsiona o crescimento

O serviço de atendimento eficiente e que satisfaz o cliente ainda é um diferencial para a empresa que investe nisso. Sua empresa pode ter várias concorrentes, com produtos e preços similares. Mas se você conseguir se distinguir pelo atendimento ao cliente, estará à frente da concorrência. Além disso, oferecer um serviço de atendimento de qualidade é uma maneira eficaz e barata de conquistar e reter clientes. Outro fator que ajuda a impulsionar o crescimento é que a pessoa que tem uma boa experiência de compra (incluindo o atendimento) tem mais chances de contar para outras pessoas que a compra foi satisfatória. E indicações são ótimas para conseguir novos clientes!

Como melhorar o atendimento ao cliente na minha empresa

Agora que você já sabe o quanto é importante oferecer ao seu cliente um atendimento de qualidade, veja algumas dicas para implementar na sua empresa.

Identifique as necessidades do seu cliente

O primeiro passo para saber o que oferecer para eles é conhecer seu perfil e ouvir atentamente quais são suas necessidades.

Capacite os seus atendentes

Não adianta ter uma política de atendimento se ela não é corretamente passada para seus funcionários. Além disso, existem cursos e palestras de como fornecer o melhor atendimento ao cliente. Invista em capacitação!

Não se esqueça do pós-venda

Se você deixa o cliente na mão assim que ele fecha a compra, não vai conseguir fidelizá-lo.

Não seja agressivo

Não é necessário falar mal da concorrência para mostra que o seu empreendimento é bom.

Muitas empresas menosprezam o poder de um bom atendimento ao cliente. Mas investir nessa área pode impulsionar o crescimento do negócio, pois tem o foco voltado para as necessidades do cliente.

O que você faz na sua empresa para garantir o melhor atendimento ao cliente? Conte para nós nos comentários!

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