Como a gestão de tempo pode ajudar para aumento de produtividade?

Não é tarefa fácil conciliar todos os compromissos profissionais, familiares e pessoais, além dos muitos imprevistos do dia. Então, é muito comum, quando você analisa o que fez no dia, perceber que muito ficou sem fazer. É quando vem aquele sentimento de frustração e sensação de sobrecarga que não te ajuda em nada, muito pelo contrário, só piora o cenário.

Essa situação atrapalha bastante o rendimento de profissionais e equipes. Por isso, se você procura um aumento de produtividade e a sensação de melhor qualidade de vida, o seu maior aliado é a gestão de tempo, ou seja, uma série de técnicas que garantem que você esteja usando o seu tempo da maneira mais produtiva o possível.

Com alguns truques simples e um bom planejamento, você consegue poupar tempo e fazer mais coisas ao longo do dia, passa a ouvir elogios, o que reflete diretamente em melhores resultados profissionais e faz a diferença em sua vida.

Continue lendo para descobrir como!

Um bom ambiente de trabalho

Ao trabalhar em ambiente harmônico, com relações dinâmicas entre os profissionais, as pessoas conseguem se concentrar melhor, ficam mais satisfeitas e rendem mais. Procure também gratificar os colaboradores pelos seus resultados individuais ou equipes pelo bom desempenho do coletivo.

Foco nas prioridades

Certos compromissos são inadiáveis e têm prazo bem definido. Por isso, foque nas tarefas mais urgentes para depois se dedicar às outras. Para ajudá-lo nesta tarefa, além da velha e boa agenda, existe hoje uma série de aplicativos e programas para smartphones que enviam lembretes. Portanto, mantenha seus dados atualizados nessas plataformas.

Uma boa estratégia é montar uma lista de afazeres do dia ou da semana e ir eliminando o que conseguir realizar. Assim você checa se esqueceu alguma coisa e consegue ter uma noção melhor do que pode ser incluído ou não na agenda daquela data, comprometendo-se com prazos e tarefas que podem ser cumpridos. É claro que imprevistos sempre vão acontecer, mas assim você consegue visualizar com mais clareza qual item da sua lista pode ficar pro dia seguinte, se for preciso remanejar a agenda.

Delegando tarefas

Até mesmo os gestores com o perfil menos centralizador têm dificuldades em encaminhar tarefas para outros membros da equipe e acabam se sobrecarregando. Para que isso não aconteça mais, é preciso fortalecer os laços de confiança na equipe, conhecendo bem quem está contratando até que se sinta seguro em repassar as tarefas no dia a dia.

Cuidado com as distrações

Quem gerencia uma equipe certamente é procurado por diversos funcionários em diferentes momentos do dia. Com isso, você acaba interrompendo as atividades e perde a atenção que estava colando em uma tarefa. Se o caso não for urgente, peça que o colaborador ou fornecedor aguarde ou volte em outro momento, depois que você terminar o que está fazendo.

Outra tentação fácil de se cair são as redes sociais e os aplicativos. Eles até podem ajudar, como já mencionamos, mas, se o usuário não tiver disciplina, serão muito mais prejudiciais.

As pausas, por outro lado, são recomendáveis. Tirar uns minutinhos para tomar um café entre uma atividade e outra ajuda a relaxar um pouco e voltar revigorado para a próxima tarefa, mas não exagere na quantidade nem no tempo das interrupções.

E em sua empresa, como é feita a gestão de tempo? Conte para nós nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima