Como montar seu próprio negócio?

Muitas pessoas desejam montar seu próprio negócio, mas têm medo de arriscar. O receio é natural, pois abrir um negócio requer cuidados e conhecimento no assunto.  Porém, isso não é motivo para desistir de seus objetivos, pois tudo na vida exige um certo grau de conhecimento.

O importante é que o empreendedor procure ajuda especializada e aprenda mais sobre o mundo empresarial, sobre seus segredos e suas vantagens.

Neste post, serão passadas algumas dicas e informações gerais para você que quer abrir seu negócio, mas ainda têm dúvidas sobre o assunto. Confira!

Faça um planejamento prévio

Para abrir a sua empresa você vai precisar de capital. E já existem projetos de financiamento que ajudam o pequeno empreendedor em seus passos iniciais. De qualquer modo, não vá com muita sede ao pote no início.

Pense dentro de suas condições financeiras e veja até que ponto poderá, realmente, investir, considerando risco de perdas e possibilidades de lucro. É possível montar negócios com capital relativamente baixo, comparados com outras sugestões:

  • Vender softwares de automação;
  • Prestar consultoria especializada sobre sistemas automatizados para lojas;
  • Realizar serviços domésticos (limpeza, conserto, reparos a domicílio);
  • Abrir uma casa de sucos;
  • Abrir uma empresa de e-books;
  • Dar suporte a lojas virtuais;
  • Criar um clube gourmet através de parcerias (para revenda de produtos alimentícios/ bebidas e para eventos de degustação).

Procure escolher um negócio que se identifique mais com seu perfil. Claro que toda atividade pode ser aprendida, mas já será uma vantagem se começar um negócio do qual já tenha certo conhecimento e afinidade.

Pesquise o mercado

Faça uma pesquisa de mercado para melhor interação com o público consumidor. Fique a par do que está sendo mais consumido, das preferências gerais, dos preços dos produtos. É no mercado que você vai atuar, portanto, nada melhor que conhecê-lo mais a fundo e envolver-se com ele.

Tome cuidado com empréstimos

Se optar por empréstimos e financiamentos, cuidado com as taxas de juros. Não faça empréstimos elevados demais, que poderão comprometer seu negócio. Além disso, escolha bem a instituição financeira a quem vai solicitar seu empréstimo e procure as melhores condições de pagamento, as melhores taxas de juros, os melhores prazos.

Escolha bons profissionais para seu time

Na hora de contratar funcionários, procure selecionar aqueles que mais se adequam ao perfil de sua empresa. Escolha uma empresa de contabilidade para acompanhar suas finanças. Bons funcionários farão toda a diferença no que se refere à produtividade, vendas e rentabilidade da empresa.

Junte-se a outros empreendedores

O sucesso não vem de imediato e ninguém consegue nada sozinho. Aprenda com outros empresários, escute suas recomendações e ouça suas experiências. Participe de congressos, eventos e palestras de negócios. Enfim, amplie seu círculo de amizades no mundo empresarial. Através da web, é possível conectar-se a diferentes grupos com objetivos semelhantes.

Faça tudo dentro da lei

Não adianta abrir um negócio clandestino, que não tem segurança e corre o risco de ser fechado ou penalizado de outras formas. Por isso, é importante ter um contador competente que oriente seus passos. Tire toda a documentação necessária para que sua empresa possa funcionar legalmente, como alvarás, autorizações, licenças, etc. A burocracia sempre existirá, mas as exigências vão mudar conforme o tipo de atividade e o lugar.

É importante ficar atento a esses passos. Assim, suas chances de sucesso serão maiores. Lembre-se de que todo negócio tem suas vantagens e desvantagens: aprenda a identificá-las e tirar proveito do que é benéfico para seus objetivos. E saiba esperar, afinal, nada acontece da noite para o dia!

O maior desafio é a venda

A maioria das empresas esbarram na hora de vender os seus produtos. Lembre-se que o produto é o meio pelo qual você vai solucionar uma necessidade do seu cliente e o que você vai vender é a solução para esse problema. Quanto mais valor o seu cliente perceber nisso, mais fácil será o seu trabalho no processo de venda.

Agora deixe o seu comentário e compartilhe com outros empreendedores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima