Dicas de produtividade: 10 jeitos de motivar a sua equipe

O sucesso de qualquer projeto depende da dedicação de cada membro da equipe. E por que algumas equipes trabalham melhor do que outras? Várias razões contribuem para isso: se seus colaboradores sentem que sua contribuição é valorizada, se percebem que o gerente ou proprietário contribui igualmente, servindo de exemplo para todos, e se nutrem um carinho especial pela empresa, como se fossem donos também, eles estarão motivados a fazer o melhor trabalho. Assim, a produtividade de seu negócio só vai aumentar.

Então, é fundamental que você, gerente ou proprietário, tenha um time bem motivado e promova um bom ambiente de trabalho, para manter a produtividade em alta. Nesse post, vamos dar dicas de produtividade que você poderá adotar em sua empresa.

1. Conheça sua equipe

Sua equipe é constituída por pessoas, e pessoas são diferentes umas das outras — o que serve de motivação para um pode não motivar o outro. Por isso é importante ter um contato próximo com os membros de sua equipe e conhecer cada um deles. Você terá um time mais produtivo se você demonstrar que se importa e se interessa, individualmente, por seus colaboradores.

2. Distribua funções de acordo com o perfil de cada um

Mais um motivo para conhecer bem os membros de sua equipe: conhecendo os talentos e preferências de cada um, você poderá determinar funções mais adequadas a cada perfil. Quem não gosta do que faz ou não se sente confortável naquela tarefa não será tão produtivo quanto aquele que trabalha com prazer. Portanto, mais que conhecer, saiba de cor os pontos fortes de cada membro de sua equipe.

3. Escute mais

Faça com que seus colaboradores se sintam à vontade para expressar opiniões e dar ideias novas. Ninguém melhor do que eles próprios para identificar falhas e problemas nos processos da empresa. Toda questão tem dois lados; esteja pronto para ouvir o lado deles. Se algo não está correndo bem, eles vão te ajudar a encontrar a melhor solução.

4. Dê a devida importância ao feedback

Seus colaboradores querem saber se estão fazendo um bom trabalho; eles precisam de feedback para corrigir falhas ou manter procedimentos. Chame a atenção no nível comportamental, quando necessário, com educação e respeito, e lembre-se de elogiar, no nível pessoal, sempre que um trabalho for bem-feito!

5. Cuidado com metas inatingíveis

Metas difíceis de alcançar são desestimulantes e só vão servir para que a equipe se sinta frustrada por saber que, por mais que se esforcem, não conseguirão cumpri-las. Por outro lado, a falta de desafios também pode ser um balde de água fria. É importante estabelecer metas realistas, mas desafiantes, para que a equipe se sinta gratificada ao cumprir o que a empresa espera e se sinta mais confiante e segura para os próximos desafios.

6. Ofereça capacitação e os instrumentos necessários

Os membros de sua equipe precisam se sentir seguros ao executar o trabalho. Ofereça treinamento e cursos de capacitação, além de ferramentas e equipamentos adequados para a execução de um bom trabalho. Ter o domínio e ser hábil na execução da tarefa é um dos três pre-requisitos para o sucesso do trabalho em equipe.

7. Mostre que confia em sua equipe

Um líder verdadeiro dá liberdade à sua equipe para trabalhar, sem ficar o tempo todo vigiando. Se você tomou os cuidados necessários ao contratar colaboradores, ofereceu treinamento e instrumental adequados, não há motivo para não confiar que farão um bom trabalho. Demonstre confiança! Ter autonomia para tomar decisões, dentro de suas competências é claro, è o segundo  pre-requisito para o sucesso do trabalho em equipe.

8. Seja disponível e presente

Sabe aquela figura do chefe ou proprietário inatingível, que passa o tempo escondido no escritório, como se quisesse evitar contato com a equipe? Essa postura está totalmente ultrapassada. Seus colaboradores precisam sentir que podem contar com você quando precisarem relatar um problema, fazer uma reclamação ou sugerir melhorias. Sabendo que você está disponível para ouvir, eles se sentirão encorajados para se expressarem. Mesmo que você não possa estar sempre fisicamente presente, estabeleça um bom canal de comunicação com a equipe, seja por email, telefonemas ou mesmo um grupo no WhatsApp.

9. Comemore o sucesso

Lembre-se sempre de celebrar e parabenizar a equipe pelo sucesso alcançado. Mostre gratidão e orgulho pelo trabalho deles, pois assim seus colaboradores se sentirão valorizados e continuarão se esforçando. Compartilhe a motivação de cada membro. Elas serão diferentes mas estarão caminhando juntas com o objetivo da equipe e da empresa. O propósito do trabalho é o terceiro pre-requisito para o sucesso do trabalho em equipe.

10. Procure acompanhamento profissional

Você não precisa enfrentar sozinho as situações de desafio na empresa. Principalmente em épocas de crise, um acompanhamento profissional será de grande ajuda. Considere seriamente contratar um coach bem qualificado para te assessorar na motivação de sua equipe, que estará apta a te ajudar a identificar pontos de melhoria e propor soluções.

Quer acrescentar dicas de produtividade à nossa lista? Deixe suas sugestões e comentários no post, sua opinião é sempre muito bem-vinda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima