Empreendedor sem trabalhar

Calma, Empreendedor! Não vou falar de crise. O foco aqui é na solução!!

Em algum momento de nossas vidas precisamos começar a produzir, precisamos, ao menos,  nos sustentar. É claro que existem exceções, mas o que a maioria precisa mesmo, é ser produtivo. Precisamos TRABALHAAAR!

Aí vivemos aqueles momentos de indecisão, de que carreira seguir. Nos fazemos aquelas perguntas “será que essa carreira tem futuro”. Será que vou ser feliz assim? São tantas perguntas que ficamos mais perdidos do que cego em tiroteio!

E “trabalhar” já vai ganhando esse sentido de dificuldade.

Você já desejou não ter que trabalhar? Eu já desejei muitas vezes. Para alguns, só a pronúncia dessa palavra causa urticária, não é mesmo?

Pois a boa notícia é que isso é possível! Fique tranquilo que eu não vou te oferecer nenhum daqueles programas de “ganhe dinheiro online”. (nada contra) rs.

O que você Empreendedor precisa é encontrar o seu estado de fluxo. E nesse momento você pode estar se perguntando o que é estado de fluxo?

Você já esteve tão envolvido em uma atividade que nem percebeu o tempo passar? Você já ficou chateado de ter que parar ou pausar uma atividade por que precisava se alimentar. Ou até mesmo ter que parar porque percebeu que precisava ir ao banheiro. Você já ficou com saudade do dia seguinte para poder continuar uma atividade. Você já perdeu a noção do que estava acontecendo a sua volta, ou até mesmo de você, com o seu corpo, por horas?

Se você esteve em qualquer uma destas situações, muito provavelmente, você esteve em estado de fluxo.

Segundo especialistas, o estado de fluxo é identificado quando a pessoa tem as seguintes condições :

  1. Está completamente envolvida no que está fazendo ( com o foco concentrado).

  2. Está em êxtase, parece estar fora da realidade (esquece que existe um mundo lá fora).

  3. Sabe o que e como precisa ser feito.

  4. Sabe que suas habilidades são adequadas para a tarefa e mesmo com dificuldade vai conseguir concluir.

  5. Tem serenidade para solucionar problemas com um senso de auto confiança.

  6. Perde a noção do tempo e foca no presente.

  7. Sente que é parte de algo maior, de maior importância.

Ainda segundo especialistas, se você produz em estado de fluxo, dificilmente você chamará sua atividade de trabalho. Ao menos não dará a ela, o significado do inicio deste post.

Assista aqui a palestra no TED de Mihaly Csikszentmihalyi.

Afinal, aquilo que você ama fazer, sente falta quando não está fazendo e sente como se fosse parte de você, não pode mesmo ser chamado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima