Entenda a importância de se estabelecer metas para sua empresa e comece agora!

Sim, só é possível gerenciar aquilo que se mede e não é à toa que essa expressão se tornou tão popular no mundo corporativo, afinal, não há como fugir de indicadores, métricas e aferição constante dos resultados. Para um trabalho adequado de gerenciamento, é essencial determinar metas e ter targets bem definidos e constantemente monitorados.

Ao estabelecer metas a empresa pode, por exemplo, vincular planos de ação que sejam estratégias fundamentais para colocar em prática na ocorrência de um desvio. Ainda não está convencido da importância das metas? Acompanhe os tópicos seguintes!

O que é uma meta?

Primeiramente, deve-se ter claro o conceito de meta. Trata-se de um número, um valor que possa ser medido e, consequentemente, monitorado e que represente o estado desejado.

Não basta dizer que a meta é crescer nos próximos anos, aumentar o número de clientes ou reduzir o desperdício. Essas aspirações não passam de objetivos. Para que se tornem metas, elas devem ser mensuráveis. Por exemplo:

  • Elevar o faturamento em 10%.

  • Aumentar a carteira de clientes em 20%.

  • Reduzir o desperdício de materiais em 5%.

Entendendo as metas

É importante que haja um cuidado especial para não estabelecer metas sem valor real para o negócio. As metas devem ser “inteligentes” e de número reduzido para que possam contar com a canalização de esforços da organização.

O método S.M.A.R.T é um dos modelos mais eficientes para estabelecer metas dentro de um planejamento empresarial, e contempla as seguintes características:

  • S — (Specific) — Específica: usar valores concretos e metas definitivas em vez de pensar em linhas gerais.

  • M — (Measurable) — Mensurável: garantir a possibilidade de aferição, ou seja, deve consistir em números.

  • A — (Attainable) — Realizável: os alvos devem ser alcançados com os recursos preexistentes (físicos, financeiros e de mão de obra), sem “malabarismos”.

  • R — (Realistic) — Realista: metas muito ambiciosas tendem a contar com o descrédito da equipe e, consequentemente, com a falta de engajamento. Isso que dizer que os números não devem tender ao impossível.

  • T — (Timely) — Tempo: a meta deve ter um prazo para ser alcançada.

Definindo uma meta

Após ter definido os principais impulsionadores do negócio, é necessário encontrar a melhor maneira de calculá-los. Como dito, a prioridade deve ser atacar os fatores que tenham ligação com os elementos que resultam no sucesso da empresa.

Por exemplo: pode ser que serviço ao cliente seja a prioridade estratégica para a organização. Isso pode ser monitorado conforme abaixo:

  • Número de vendas por região.

  • Número de reclamações.

  • Número de devoluções.

  • Tempo de espera para finalização do pedido.

A tarefa de estabelecer metas pode parecer um desafio, pela determinação de valores ideais para cada uma. Contudo, partindo do princípio de que a empresa tem um histórico — de vendas, por exemplo —, ela pode dimensionar números razoáveis para acompanhamento e, consequentemente, realizar os ajustes pertinentes.

Seja para uma pequena, média ou grande empresa — ou até mesmo para objetivos pessoais —, tudo o que se quer alcançar deve estar bem definido. Do contrário, é impossível saber o quão perto se está e dimensionar esforços necessários para alcançar o que se espera. Resumindo, é primordial estabelecer metas!

A sua empresa reconhece a importância das metas? Como é feito esse acompanhamento? Não deixe de se manter atualizado assinando a nossa newsletter e acompanhando as novidades!

Sobre Gilberto Chaves

Avatar

Gilberto Chaves é Coach. Como agente facilitador de transformação, ele ajuda as pessoas e suas organizações a conquistarem objetivos maiores e mais rápidos, através de métodos e ferramentas simples e eficazes.

2 Comentários

  1. Avatar

    Oi

    Gostei muito do seu artigo no seu site.

    Cumprimentos!

    shameonyoublogueira.com shameonyoublogueira.com/intelimax-iq

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *