Entenda a importância de um bom planejamento financeiro

Metas, metas e mais metas. Empresários que desejam ver o negócio evoluir devem sempre traçar novas metas de vendas, de satisfação dos clientes, de produtividade dos funcionários, de redução de custos e, é claro, de lucro.

Contudo, muitos esquecem que metas não podem ser estabelecidas com base no mero otimismo alheio ou com a pesquisa dos concorrentes. É preciso olhar para dentro da sua empresa e entender no que é possível reduzir gastos e investir para melhorar.

E isso só é possível por meio de um excelente planejamento financeiro. Mensure detalhadamente suas despesas e receitas e veja o quão longe o seu negócio pode chegar —  mais do que isso, saiba como chegar lá. Nesse artigo, vamos mostrar para você esse e outros benefícios que o planejamento financeiro bem executado oferece à sua empresa. Veja só!

Crescimento da empresa

Para que sua empresa possa crescer, você precisa saber exatamente como cortar gastos sem prejudicar a produtividade e fazer investimentos nos setores certos. Tomar essas decisões de forma correta só é possível com um bom planejamento financeiro. Não conheço outro jeito!

Ao elaborar esse relatório minuciosamente, você entende como alavancar os lucros da sua empresa de forma sustentável. Além disso, esse método simplifica a administração das contas, verifica se o seu negócio é rentável e ajuda a estabelecer metas de crescimento razoáveis e compatíveis com os rendimentos da sua empresa.

Observe o seguinte exemplo: digamos que seu negócio tem despesas variáveis — no caso, a conta de luz — e você deseja implementar um novo software de gestão capaz de acelerar o processo produtivo. No entanto, você tem dificuldade em juntar o dinheiro para investir no programa. Um bom planejamento financeiro consegue mensurar em quanto é possível reduzir a sua conta de luz, como reduzir e ainda lhe diz quanto tempo será necessário para que o empreendimento consiga acumular capital para pagar o investimento no software.

Este é um bom padrão a ser seguido: identificar fontes de recursos sustentáveis para novos investimentos. De quebra, é possível saber também se o software pode realmente dar um retorno financeiro prometido e qual é o valor aproximado desse retorno. Muito bom, não?

Prevenção de crises

Somente um planejamento financeiro bem estruturado é capaz de garantir que a sua empresa passe com tranquilidade por momentos de crise ou de vacas magras. Com a ajuda desse documento, você consegue guardar recursos justamente para situações em que as saídas sejam maiores do que as entradas de capital.

A ajuda de um coach no planejamento financeiro

Pode ser complicado para empresários, com tantas funções a executar, conseguir interpretar os dados apresentados para a confecção do planejamento financeiro. Se esse é o seu caso, não precisa se preocupar. Afinal de contas, existem profissionais altamente qualificados que podem ler com facilidade os relatórios e desenhar o melhor planejamento financeiro possível para a sua empresa.

São aqueles gastos a mais que se transformam em investimentos com grau de retorno altíssimo. Ler e interpretar os números da forma correta é o que transforma as chatas estatísticas da sua empresa em tijolos para a construção dos degraus rumo ao sucesso — e um bom coach pode fazer isso por você. Por isso, se não tiver tempo ou se sentir inseguro para elaborar o seu planejamento financeiro, não hesite emcontar com a ajuda de um desses profissionais.

Gostou de conhecer os benefícios do planejamento financeiro? Então você também vai curtir nosso texto sobre como definir metas alcançáveis para seu time! Confira e deixe seu comentário aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima