Gestão de negócios: como saber se minha empresa é rentável?

A grande preocupação dos empreendedores iniciantes ou com pouco tempo de mercado sobre gestão de negócios é saber se o negócio é realmente rentável. Acontece que, mesmo fechando o mês no azul, às vezes parece que o dinheiro arrecadado dá apenas para cobrir o gasto.

A explicação é que, por mais que o empreendimento seja lucrativo, a rentabilidade pode não ser suficiente para melhorar ou manter o seu padrão de vida. Mas não há por que se preocupar. Continue lendo o texto e veja como calcular com exatidão a lucratividade do seu negócio!

Como verificar a saúde financeira da sua empresa

Uma forma prática e útil de identificar a quantas anda a lucratividade da sua empresa é fazer cálculos básicos de economia. Os números podem informar com exatidão o quanto você precisa e o quanto você arrecada.

Então, vamos às contas. O cálculo básico para mensurar se o negócio está lucrativo ou não é o seguinte: divida o lucro líquido pela receita total e multiplique por 100. Muito complicado? Não se preocupe, traremos um exemplo prático. Mas, antes disso, quero esclarecer  brevemente o que é o lucro líquido.

O lucro líquido não consiste apenas nas suas receitas deduzidas pela manutenção do seu negócio: é necessário subtrair também os gastos com impostos e outras tributações. Portanto, para chegar ao lucro líquido, basta deduzir do seu faturamento absolutamente todos os custos fixos e variáveis do seu negócio durante o período do faturamento em questão — pode ser uma semana, um mês, ou qualquer outro período.

Digamos que uma empresa teve receitas de R$5.000 e despesas totais de R$ 3.000. Dessa forma, o lucro foi de R$2.000. Partindo direto para a fórmula da lucratividade, temos o seguinte:

(Lucro Líquido / Receita Total) x 100 = (2.000 / 5.000) x 100 = 0,4 x 100 = 40%

De acordo com esse exemplo, o nosso empresário fictício estaria muito feliz, visto que um índice acima de 0 quer dizer que o negócio é de fato lucrativo. No entanto, o ideal é estudar o mercado para saber se a sua lucratividade está à altura da concorrência.

Comparativo com o mercado

Mesmo que a sua empresa seja lucrativa segundo os cálculos, pode ser que você esperasse maiores rendimentos. A melhor forma de descobrir se há espaço para melhorar ou se a rentabilidade da sua empresa está compatível com o seu mercado é observar os concorrentes e estudar os resultados de outras companhias.

Os números irão depender do setor no qual a sua empresa está inserida. A margem média praticada por pequenos empreendimentos no comércio, por exemplo, correspondem a cerca de 10%; já no ramo de serviços, esse número sobe para 30%;

Rentabilidade na gestão de negócios

A rentabilidade do seu negócio não corresponde apenas aos faturamentos ou ao fato das receitas serem sempre maiores que as despesas. A sua empresa só é rentável se o retorno garantido pela venda de produtos e serviços for suficiente para arcar com os custos de manutenção da gestão de negócios a longo prazo, e se o lucro líquido conseguir satisfazer o seu padrão de vida. Vamos explicar com mais detalhes.

Por exemplo, se em um dado intervalo de tempo, sua empresa custe R$950 por mês e consiga levantar R$1000, no mesmo período, ela seria rentável? Se o valor de R$50,00 restante for o suficiente para garantir suas necessidades, então, sim. Caso contrário, apesar do lucro líquido obtido, a resposta é não.

Então, gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Compartilhe sua experiência e comente!

2 comentários em “Gestão de negócios: como saber se minha empresa é rentável?”

  1. Lucas Salustiniano

    Eu sou psicólogo e forneço atendimentos online. Tenho lucros diários de 200 a 400 reais. Você ver como um suposto nicho lucrativo? Atendo da minha casa e uso apenas meu computador, celular, energia, Internet e eu (profissional/tempo) como produtos.

    1. Que show, Lucas!
      Me paraece um bom nicho. Para calcular a rentabilidade do seu negócio, divida o lucro pelo valor investido no período.
      Podemos falar mais sobre isso e descobrir se o que você deseja saber é sobre a rentabilide e também descobrir novas oportunidades.

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