Orçamento Base Zero: um método para reduzir custos durante a crise!

3_dicas_de_gestão_financeira_para_sua_clínica.jpg.jpeg

Startups devem se preocupar com aspectos de qualidade e otimização de processos desde a sua fase inicial, pois é preciso criar um lastro de sustentabilidade até se firmar no mercado. Logo, é necessário que toda empresa se preocupe com a redução de custos. Nesse contexto se insere a técnica do Orçamento Base Zero.

O Orçamento Base Zero (OBZ) é uma técnica que prediz que nem todos os eventos ocorridos no decorrer de cada ano se repetirão no ano subsequente. Em outros termos, os gastos da empresa com funções e operações de anos anteriores não necessariamente serão os mesmos. Por conseguinte, startups devem se preocupar com o planejamento do plano de negócios com essa visão de flexibilidade orçamentária.

A formulação da técnica OBZ

Para startups as despesas devem ser orçadas baseadas em cada processo de negócio. Elas devem passar por uma avaliação, envolvendo o empreendedor, o coach de negócios e os responsáveis pelo processo que está sendo avaliado. Assim, as despesas são categorizadas por tipo de processo, ou seja, primário ou secundário. A partir dessa classificação as despesas essenciais serão incluídas no projeto orçamentário do próximo ano.

Entende-se por processos primários aqueles que são essenciais dentro de uma organização, sem os quais a empresa não poderá existir. Os processos secundários são aqueles que servem de apoio aos processos essenciais, podendo até mesmo ser terceirizados. Empreendedores com visão estratégica partem para essa concepção de terceirização para reduzir o quadro de funcionários e investimentos em processos que não são prioritários. Desse modo, podem  investir no que pode alavancar os negócios.

Os passos do Orçamento Base Zero

Para estruturar a empresa em sua fase inicial o empreendedor deve seguir os passos descritos abaixo:

  • mobilizar as pessoas;
  • repartir a empresa em processos;
  • desdobrar as estratégias da empresa;
  • analisar as métricas de cada processo;
  • definir o custo mínimo para desenvolver cada atividade;
  • definir as despesas fixas de cada processo.

A vantagem e desvantagem deste método

O OBZ junto com o coach de negócios pode auxiliar startups na avaliação e alinhamento estratégico a seus processos essenciais, procurando reduzir custos e viabilizando com clareza as reais necessidades de investimentos dentro do empreendimento.

A desvantagem para um novo empreendimento pode ser desconsiderado, pois não há base de dados históricos para realizar o orçamento. Sendo por essa razão, a técnica apropriada a ser utilizada com startups..

A diferença para o Orçamento Base Histórico (OBH)

No OBH se leva em consideração os dados históricos de anos anteriores Neste método, é revisado a elevação da receita e determinado quanto os custos deverão crescer para dar suporte aos objetivos e aumentar a receita.

Essa técnica não atende as necessidades de uma empresa em seu planejamento, em sua criação nem em seus primeiros anos de vida, pois os dados históricos existentes são insuficientes para a utilização do OBH.

A estruturação da empresa com o Orçamento Base Zero

Essa técnica deve ser usada para identificar e estruturar os processos empresariais em uma business mode. Um plano orçamentário enxuto com estratégias para redução de custos e uma avaliação criteriosa dos processos que envolverão a empresa, iniciando com os fornecedores e finalizando com os clientes em potencial e o planejamento do SAC.

A automatização de processos reduzem custos e agilizam os processos. Logo devem estar contidas no OBZ, pois, às vezes, pode gerar outras necessidades que foram desconsideradas e que entram em conflito com as estratégias da empresa. Um mentor nessa fase pode ser muito útil..

Tudo indica que podemos estar se encaminhando para uma nova crise global como a de 2008 em que o Brasil não foi muito afetado. Atualmente é bem diferente, pois o Brasil é o protagonista da crise atual de toda América Latina, conforme o portal da BBC Brasil.

Toda a empresa em qualquer fase de desenvolvimento deverá rever seus processos no decorrer dessa crise, pois terão que buscar maneiras de reduzir os custos, regular as vendas e não perder o foco do negócio. Logo, o Orçamento Base Zero é uma excelente forma de começar a estruturar jovens empresas em fase de crescimento. Leia também o nosso artigo: “Entenda a importância de um bom planejamento financeiro”.

Sobre Gilberto Chaves

Avatar

Gilberto Chaves é Coach. Como agente facilitador de transformação, ele ajuda as pessoas e suas organizações a conquistarem objetivos maiores e mais rápidos, através de métodos e ferramentas simples e eficazes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *