Matriz BCG: descubra se sua empresa investe nos produtos corretos!

A Matriz BCG é uma ferramenta de marketing. Ela serve para identificar, dentro da composição dos produtos ofertados por uma empresa, aqueles que têm maior percentual na composição das vendas e aqueles com a rotatividade de estoque muito baixa.

A matriz BCG também é utilizada na busca de produtos diferenciados e exclusivos para a sua loja. Além disso, contribui na negociação com fornecedores e parceiros para a comercialização em primeira mão de novos produtos e, até mesmo, garimpar produtos no exterior.

O objetivo dessa matriz é auxiliar na análise do portfólio de produtos ou unidades de negócios, por meio de uma análise gráfica. E a forma de fazer isso é categorizando seus produtos ou unidades de negócios em quatro quadrantes.

A montagem da matriz BCG

bcg_1

Cada campo possui uma classificação para os produtos, que deverão ser alocados conforme a descrição abaixo:

  • Produtos vacas leiteiras: são os produtos do portfólio que geram lucros sem grandes investimentos;

  • Produtos estrela: são os produtos que têm uma boa margem, mas exigem investimentos de porte;

  • Produtos oportunidade ou interrogação: são os produtos inovadores no mercado. Exigem um bom investimento;

  • Produtos abacaxi ou cahorro: são os produtos que não dão resultados. Vendem muito pouco, têm baixa rotatividade de estoques e a sua participação nas vendas é muito baixa.

O que fazer com cada categoria de produtos?

Para produtos alocados no quadrante abacaxi ou cachorro  é imprescindível que o empresário projete novas estratégias. Estes produtos representam baixa geração de lucros e baixa necessidade de investimentos,

Então, eles deverão ser analisadas em relação ao preço de venda do produto, a possibilidade de agregar um novo produto ou, simplesmente, retirar do portfólio de produtos do negócio. Tenha em mente que os itens deste quadrante são insignificantes para a rentabilidade empresarial, são aqueles que não trazem retorno para o negócio.

Aqueles categorizados como interrogação devem ser devidamente acompanhados ao longo do tempo. De acordo com sua evolução, eles podem se tornar vacas leiteiras, estrela ou estacionar indefinidamente nesse quadrante. Logo, o acompanhamento pelo gestor, dará subsídios para que ele possa tomar a decisão do que fazer com esses produtos futuramente.

Temos ainda, os produtos estrela que são produtos que demandam altos investimentos e têm alta participação nos resultados da empresa. Estes também exigem observação do gestor, pois representam um custo elevado para mantê-los em estoque.

E por fim, os produtos inseridos no quadrante de vaca leiteira são aqueles de maior relevância para o negócio. Se desejar investir em estoques, foque-se na gama de produtos desta categoria. Porque estes são os que, de fato, determinam a rentabilidade e lucratividade da empresa.

Vamos entender o significado da Matriz BCG

A matriz BCG ajuda você tomar conhecimento de quais de seus produtos têm potencial de vendas no mercado, no estabelecimento comercial e exatamente onde  investir.

Observe que os produtos definidos como vaca leiteira são aqueles que não devem faltar no estoque e merecem um cuidado melhor como valores ou quantidade mínima estocada. Além disso, deve-se sempre cuidar dos prazos de entrega e logística.

Já os produtos de baixo crescimento são aqueles que mantêm as vendas sempre no mesmo patamar, porém indicam que possuem uma clientela fiel. Logo, estes não devem ser considerados nos investimentos em marketing.

Os produtos estrela representam um maior risco, pois mantê-los em estoque em grandes proporções representa dispor de capital de giro maior. Assim, eles vendem bem e precisam de investimentos em marketing e propaganda constantes, para garantir o giro.

Desta forma, o empresário pode observar e identificar as tendências de mercado e a relação de seu portfólio, levando em consideração o comportamento do consumidor e mantendo diálogo com seus fornecedores e parceiros de negócios.

O Coach para Negócios apóia o empreendedor em todos os processos de desenvolvimento de seus negócios e a matriz BCG é uma das ferramentas utilizadas para ajudar o empresário em suas tomadas de decisões a respeito de seu portfólio de produtos rumo a uma maior lucratividade, principalmente em tempos de crise.

bcg2

Gostou deste post? Você já utiliza ou tem interesse em utilizar a Matriz BCG como ferramenta em seu negócio? Deixe aqui o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima