Aprenda a definir metas alcançáveis para seu time

Aumentar as vendas, reduzir gastos, subir a participação no mercado: esses costumam ser os objetivos da maior parte dos gestores das empresas. Mas para que eles sejam alcançados, a grande questão é saber definir metas. Quantas vezes, no seu negócio, as metas ficaram só no papel e não foram alcançadas por algum motivo? Antes de mais nada, é preciso avaliar se as metas são tangíveis, ou seja, se é possível conquistá-las de acordo com a estrutura da organização e com a capacidade da equipe, considerando-se registros da empresa e dados do mercado.

Para isso, existe uma série de ferramentas de gestão estratégica que podem dar apoio na condução desses processos, abordando formas de avaliação de engajamento da equipe, mensuração de resultados, plano de ação e acompanhamento das metas. No post de hoje, vou falar dessas ferramentas e dar dicas de como definir metas que serão úteis para qualquer empreendedor, seja qual for o tamanho e perfil da empresa que ele lidera. Acompanhe a seguir e aproveite as dicas para planejar e definir metas em sua organização!

Diferencie o objetivo, o indicador e a meta

Esses três conceitos parecem sinônimos, mas é imprescindível diferenciá-los.  O objetivo é o que o empreendedor quer para sua empresa, o indicador é a maneira como ele vai calcular esse objetivo e a meta é o valor a ser atingido pelo indicador ao final de um período pré-determinado.

Não é recomendável definir mais de 3 metas ao mesmo tempo, pois isso dificulta que a equipe acompanhe o que está sendo proposto, e é importantíssimo que elas sejam formuladas com a participação de todos.

Submeta cada meta ao teste SMART

Uma das ferramentas mais utilizadas em gestão estratégica é o SMART, sigla em inglês para Specific, Measurable, Achievable Relevant e Time-bound. Em bom português, o teste SMART significa avaliar com bastante assertividade se a meta é clara, mensurável, é possível de ser realizada e qual é o tempo máximo proposto.

Transforme as metas em iniciativas

Para cada meta estabelecida devem ser definidas uma série de ações para alcança-las. Esse plano de ação deve mostrar qual é a iniciativa a ser tomada para atingir a meta, quem irá executá-la (em empresas maiores podem ser nomeados departamentos, mas em menores é importante colocar o nome do funcionário), como a inciativa será realizada, em que local e quanto será investido em sua execução.

Faça avaliações periódicas

É muito importante acompanhar se as iniciativas estão contribuindo verdadeiramente para alcançar as metas, se a equipe está integrada e se os prazos estão sendo cumpridos em cada etapa do plano de ação. Avalie a necessidade de rever as iniciativas, prazos e responsáveis pelas tarefas durante o processo.

Ambição é algo positivo, mas metas fora da realidade só criam falsas expectativas que acabam em frustração geral, e metas mal explicadas levam cada funcionário a remar para um lado diferente. Já quando os funcionários percebem que as metas podem ser atingidas, sentem-se confiantes e seguros para fazerem parte das conquistas da empresa.

E você, está conseguindo definir metas alcançáveis com sua equipe? Conte sua experiência com esse tema, para nós, nos comentários.

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